O significado da verbalização do meu nome você confere abaixo:

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Butterfly effect

Efeito borboleta é um termo que se refere às condições iniciais dentro da teoria do caos. Este efeito foi analisado pela primeira vez em 1963 por Edward Lorenz. Segundo a cultura popular, a teoria apresentada, o bater de asas de uma simples borboleta poderia influenciar o curso natural das coisas e, assim, talvez provocar um tufão do outro lado do mundo.
Ok, dadas as devidas proporções da analogia borboleta/tufão esse é um fenômeno que constantemente vivenciamos. Aquela sensação de se questionar sobre como seria seu presente se você tivesse feito diferente no passado... Se você tivesse perdoado será que seriam ainda próximos? Se você tivesse fugido será que sentiria-se mais livre hoje? Se você tivesse pensado mais em você será que seria menos altruísta agora? E em meio a questionamentos desse tipo é que a frustração pode vir... Afinal, mudar o passado talvez seja uma das únicas coisas que não podemos fazê-lo. E você jamais saberá como seria sua vida hoje se tivesse feito diferente. A única certeza é que tudo seria diferente.
Além disso, cada pequena decisão que tomamos, cada pequena ação nossa interfere, não apenas em nossa vida, mas como na de todos. (ok, todos foi uma generalização exagerada). Se meu pai e minha mãe não tivessem esquecido a camisinha naquela noite fria (estou supondo ok, jamais perguntarei isso pros meus velhos ek) eu não teria nascido, e aí, como seria a vida deles sem mim? Talvez continuassem no apê pequeno, talvez se divorciassem, talvez tivessem 7 filhos homens e formassem um time de futebol, talvez fossem um casal hippie, talvez trabalhassem menos e fossem mais felizes. Ou não...
 E como seria a vida das pessoas que me amam hoje? Eu simplesmente não existiria... talvez eles não frequentassem os lugares de agora, talvez se aproximassem de certas pessoas, talvez meus amigos não fossem amigos entre eles, talvez vivessem mais sérios ou mais drogados, talvez fossem mais felizes. Ou não...
E como seria se eu tivesse feito escolhas diferentes? Como seria se eu tivesse mudado de escola, como seria se eu tivesse dito sim, como seria se eu não tivesse brigado, como seria se eu tivesse mentido, como seria se eu... Seria diferente, apenas isso, não sei se melhor ou pior... A verdade é que as decisões e ações foram o que eram pra ter sido, sejam aquelas racionais ou as impulsivas. Agora não adianta mais, sou o fruto de todo o meu passado, e quer saber? Eu não quero mudá-lo.

2 comentários:

  1. E como seria se eu tivesse feito escolhas diferentes? E como seria se eu não tivesse ido dormir na casa da minha melhor amiga na sexta, será que poderíamos ter saído no sabado. Será que alguém receberia uma declaração de amor? Como será que esse alguém reagiria. E se eu fosse pedida em namoro por algum A? Entende?

    ResponderExcluir
  2. Como seria? Nós jamais saberemos e essa sensação é tão estranha e frustrante.

    ResponderExcluir